gallery/aflor site

Sobre a Federação

A Federação foi criada em 2007 para coordenar e articular ações de interesse dos grupos de cururu siriri, fortalecer e divulgar o segmento cultural para além dos seus quintais. A proposta é a continuidade dos trabalhos realizados, por meio de grupos organizados, realizando tarefas que visam promover encontros periódicos dos federados visando a troca de experiências e a geração de novos projetos, bem como: estimular a  discussão de politicas publicas, colaborar na capacitação de profissionais na área cultural e ser uma instituição com o proposito de transformação social, cultural e economica.
Devemos também realizar:oficinas, palestras, seminários e atuar na divulgação das atividades populares da região; repassar o conhecimento popular "oral", preservar o patrimônio material, imaterial buscando estabelecer parcerias para  eventos que tenham como função perpetuar essa tradição.

Cultura Tradicional e Popular: “é o conjunto de criações que emanam de uma comunidade cultural, fundadas na tradição, expressas por um grupo ou por indivíduos e que reconhecidamente respondem às expectativas da comunidade enquanto expressão de sua identidade cultural e social”. 

Transmitida de geração em geração, de forma oral ou por imitação, ela nasce do conhecimento, dos costumes e tradições de um povo expressões de saberes, fazeres, práticas e artes produzidas por uma comunidade.

 

(Unesco 1989)

 

gallery/toto pitu arte